27 de jul. de 2010

Recenseamento & Pesquisa do Garanhão

VISITA DE RISCO
o IBGE... Me engana que eu gosto. Não é nada por causa do IBGE; é tudo pelo risco de subir os morros cariocas, ou de enfrentar a Cracolândia em São Paulo. Que recenseador se anima a ir até lá com uma computador de bolso nas mãos?!?

PESQUISA 100%
O IPOG - Instituto de Pesquisas de Opinião do Garanhão de Pelotas - com pedra fundamental inaugurada dia 23 de julho de 2010 - realizou, de 1° de janeiro deste ano até sexta-feira da semana passada, nada menos do que 180 milhões, 356 mil e 700 telefonemas.

Perguntou sempre a mesma coisa: - Você já respondeu na vida a uma pesquisa do Ibope, do Vox Populi, do Datafolha, Sensus, similares, genéricos ou coisa que o valha?

Resultado: 100% não! Os dados estão à disposição no dossiê guardado a sete chaves na casa dos patrocinadores, cuja identidade e endereços são mantidos sob rigoroso sigilo.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e 2 pontos percentuais para baixo. Se você respondeu, é porque não passa de um marginal desses dois pra lá, dois pra cá.

Quanto àquela discrepância entre a data de fundação do Instituto e o período do levantamento fica tudo por conta da margem de dúvida dos incrédulos. Não tem a menor importância diante do efeito que a versão das pesquisas provocam.