6 de jul. de 2010

Os Melhores da Copa da África

Daqui a pouco tem jogo de novo pela Copa Jabulani. O Uruguai vai fazer de tudo para mostrar que o mundo inteiro não entende nada de futebol e eliminar a Holanda - um timinho quadrado, bem diferente do velho e desaparecido Carrocel Holandês e que hoje não me tira de casa por nada dessa vida. Os uruguaios já tomaram as devidas precauções. Formalizaram inclusive pedido à comitiva de Lula na África para que ele torça hoje pelo time da Holanda.

Seja lá o que for; aconteça o que acontecer; dê o que der nesse tragicômico Uruguai x Holanda, ou depois no encontro Espanha x Alemanha, como Garanhão de Pelotas - o correspondente esportivo mais jabulani da competição, já elegi o melhor jogador da Copa 2010: Ronaldinho Gaúcho. Não vi ninguém jogar o futebol que ele jogaria e, outra coisa: não errou um passe, não saiu pra balada depois dos jogos e teve o mérito de deixar Dunga profundamente desacreditado.

Já o Troféu Revelação desse torneio africano vai para Neymar que, inclusive, cobraria um pênalti do mesmo jeito e feitio que aquele cisplatino, o tal de Loco Abreu. Quanto ao Paulo Henrique Ganso, não ganha nada, porque - ao contrário do que Dunga fez com Kaká - eu não o convocaria para esta Copa com uma lesão no joelho.

Pato e Ganso ficam para 2014. Longe de Dunga, felizmente; mas perto demais de Ricardo Teixeira, infelizmente.