8 de jun. de 2010

LINHA DIRETA
Hélio Freitag Diário da Manhã - Pelotas RS

ESTRADAS da região colonial – como em Santa Silvana – estão em precárias condições de trafegabilidade. É buraco dentro de buraco. Não dá para falar em turismo rural com as estradas sem manutenção. O escoamento da produção leiteira e de horti-fruti-granjeiros também fica prejudicado. Sem falar quando um colono fica doente e precisa vir consultar ou internar-se no Pronto Socorro ou num hospital. Está cada vez mais difícil morar na colônia, onde também faltam postos de saúde abertos e médicos.

ALGUNS doces vendidos no Centro de Eventos onde está sendo realizada a 18ª Fenadoce, são de qualidade inferior. Quem conhece quindim com nozes ou trouxinha com nozes sabe que as doceiras com credibilidade utilizam nozes e não amendoim ou farinha de pão torrado com um pouquinho de nozes e... por aí vai. Isso sem falar naqueles enormes negrinhos ou bombons de chocolate com muito açúcar. A prática compromete a nossa Feira. Turistas e visitantes reclamam, com toda razão. Falta um ‘selo de qualidade’ aos nossos doces.

FOI muito boa a entrevista do engenheiro agrônomo e empresário Dr. Gilberto Gastaud, no Programa Rural levado ao ar, sábado à noite, pela TVC. Uma verdadeira aula de economia agrícola. Dr. Gilberto Gastaud teve importante participação quando foi realizada a 1ª Fenapêssego de Pelotas, em dezembro de 1973 nos pavilhões da Associação Rural.

DIRETORIA da CDL poderia reunir, no encerramento da 18ª Fenadoce, o pessoal que participou da comissão organizadora da 1ª Fenadoce, que foi realizada em janeiro de 1986 no antigo Campus da UCPel no Laranjal.

QUAIS são as atrações que a Zona Sul preparou para o chamado turismo de inverno?

ASSEMBLEIA Legislativa, por iniciativa do deputado Paulo Borges (DEM) dedicará o Grande Expediente da sessão de hoje, para homenagear a Rádio Pelotense que, no último domingo, completou 85 anos de sua fundação. É a emissora de rádio mais antiga do Rio Grande do Sul.

EMPRESÁRIO Hugo Poetsch teve queda inesperada da pressão arterial, no fim de semana, e foi hospitalizado. Deu um susto na família. Felizmente, ontem à tarde, deu alta do Hospital São Francisco de Paula e já está em franca recuperação em sua residência.

COLEGUINHAS de imprensa – especialmente do eixo Rio/São Paulo – ainda não conseguiram ‘engolir’ Dunga como treinador da Seleção Brasileira. Mesmo com a goleada por 5 x 1 da nossa Seleção contra a Tanzânia, o técnico continuou sendo criticado. Claro que a Tanzânia não é uma Itália, Espanha ou Inglaterra. Já deu para perceber que os ‘maiores inimigos’ da Seleção Brasileira estão aqui no Brasil.

SECRETARIA Municipal de Qualidade Ambiental tem realizado, em boa hora, excelente trabalho com relação ao plantio de novas mudas de árvores. Em vários pontos da cidade. Pelotas não está entre os principais municípios – incluindo Porto Alegre – com destaque em arborização. Mas chegaremos lá!

JÁ está na hora de separar roupas, calçados e agasalhos para as campanhas que já começam a ser realizadas em favor da camada pobre da população. Só não faça doação de “lixo”...

QUANDO A PAIXÃO ACABA

O marido entra com muito cuidado na cama e sussurra, suave e apaixonadamente, no ouvido de sua mulher:
- “Estou sem cueca...”
E a mulher lhe responde:
- “Amanhã eu lavo uma”. (Hi...Hi...Hi...)