1 de nov. de 2010

A PRESIDENTA!

A PRESIDENTA! - Agora que Dilma chegou lá, vamos botar a designação nos eixos. O Dicionário Aurélio diz que o feminino de presidente é presidenta. Há quem sustente que não é obrigatório levar o presidente para o lado feminino... Mas, se até o povo preferiu uma presidenta, ninguém aqui vai brigar por causa disso. Logo no seu primeiro discurso, ainda na noite de domingo, a candidata eleita se definiu como presidenta do Brasil. Pronto, é presidenta e fim de papo.

É SÓ QUERER - Para o bem de todos e felicidade geral do Brasil, tomara que dê tudo certo para Dilma. Para isso, basta que ela goste mais de ser presidenta do que garota-propaganda.

UFA! - Dilma está fazendo força, mas já deixa alguns sinais pelo ar de que seu governo não vai ter a cara de Lula. Não é nada, não é nada, até Dilma já deve estar cansada de escutar aquele som tipo assim "a voz rouca das ruas" tamborilando na cabeça da gente, o dia inteiro, o tempo todo.

QUEM DIRIA?!? - Dilma, uma garota sem programa virou presidente do Brasil.

A VOLTA - Uma vez concedido um longo período de férias ao cara da tal voz rouca das ruas, o Brasil pode até voltar a ter alguma esperança de que Deus volte a ser brasileiro. Basta que a presidenta continue crédula como se mostrou em campanha.

ESTATURA - Em um de seus desaforos típicos de quem está saindo de cena, Lula disse ainda à beira de uma urna que "Serra sai menor dessa eleição"... Ninguém saiu tão pequeno quanto aquele que deixou de ser presidente do país para ser um mero cabo eleitoral em regime de dedicação exclusiva. Lula deveria ter recebido o bilhete azul por abandono de emprego.

O FEITIO - Olhando assim os modelitos que usa e o jeito de andar dá para ver claramente que a cada dia que passa Dilma está mais parecida com Luiza Erundina. O que ainda a está salvando são as lentes de contato.

BATE SAUDADE - Lula já não está gostando muito. A mídia já procura muito mais a Dilma do que a ele. Bolas, até 31 de dezembro, Lula ainda é o presidente. Em todo caso, dá pra notar que já começou a bater a saudade do futuro. E esse futuro tem o dobro de apenas quatro anos... Lula sabe disso.

AS MEDIDAS - Dilma está mais light. Até no portugues ela está de dieta. Ontem mesmo ela anunciou nas emissoras de TV que "o presidente me telefonou e me deu seus comprimentos...". Epa! Que medidas de Barack terão agradado a Dilma?!? Cá pra nós e que ninguém nos ouça: quem parabeniza manifesta os cumprimentos; os comprimentos ficam por conta do abuso de confianças...

NA HISTÓRIA - Em todo caso, sem disparar um tiro, Dilma saiu da boa vida para entrar na história.

OVERDOSE - Dilma deixou bem claro que nada está muito claro em termos de constituição do novo ministério brasileiro e do bom e velho preenchimento de cargos. Disse que o critério será "técnico-político". Até aí morreu o Neves... O que é preciso dizer nessa poção mágica é qual a proporção entre as doses de capacitação técnica e de "coalizão política". E, em caso de overdose, qual o antídoto.

OFERECIDO - O baile mal começou e Zé Dirceu já andou desmentindo por aí que não aceita convite para cargo no governo Dilma. Ora, ora, e quem foi que o tirou para dançar até agora?!? O melhor que ele tem para fazer é vestir as cuecas e se mandar do salão.

ELE MAIS UM - Não vale a pena querer quebrar o sigilo em torno da composição do ministério de Dilma. Basta um Antonio Palocci para cobrir todas as conta de cabeça. Palocci e um jardineiro de confiança, claro.

O DIA - Vamos parar com os pruridos... Domingo foi o Dia das Bruxas. Mais que eleição, uma premonição. Se Jânio fosse vivo, entraria com a vassoura.

O ESQUEMA - Eleito pela mulher de Roriz para o governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz diz que criará secretaria da transparência e 0800 anticorrupção. Já está tudo muito bem encaminhado: vai atender uma gravação.

PARA QUÊ? - No segundo dia depois de eleita, reuniu coordenadores para discutir agenda e transição. Participam do encontro os principais coordenadores, dentre eles o ex-ministro Antonio Palocci e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Para os especuladores mandou dizer que "não existe ninguém cotado nem referenciado para nada". Como assim, "para nada"?... E para tudo, tem?!?

NO MURO - Zé Serra diz que a luta está apenas começando. Taí ó, é por esse atraso todo que Dilma já foi eleita há muito tempo.

GAVETEIROS - Quem tem mais parente, Lula em Garanhuns ou Dilma na Bulgária? Pouco importa, o que vale mesmo é saber se eles já tem mesa com gaveta reservada na Minha Casa Civil, Minha Vida.

MATANDO A PAU - Todo mundo já sabe, a Dilma falando castiga tanto o portugues quanto Lula. Mas é preciso que se diga: não é tão engraçada. Em todo caso, já cuidando do assunto, ela pediu que Marco Aurélio Sargento Garcia se encarregasse dessa parte. E ele já deu a dele: comentando para os jornalistas o telefonema de Serra para Dilma cumprimentando-a pela vitória, o Top-Top foi 10! Matou-lhes a curiosidade e o idioma pátrio, a um só tempo: "Nada demais, nada demais. Ele apenas a parabenizou-a".

Ainda bem que o esclarecimento não era sobre um carro atolado. Do contrário - como o carro teria ficado preso pelas rodas da frente - ele diria que "o carro se atolou". Na hipótese do atolamento ter sido com as rodas de trás, Top-Top contaria que "o carro atolou-se". Finalmente, se o veículo estivesse atolado com as duas rodas da frente e as duas de trás, não haveria dúvida alguma: "o carro se atolou-se"! Assim é que, para o porta-voz, Serra ao falar com Dilma "a parabenizou-a".

CADÊ VOCÊ? - Alguém viu a sombra de Franklin Martins - o Magnífico Caçador de Mídia, em alguma foto com Dilma depois de eleita primeira presidente do Brasil? Parece fotografia de goleiro em penalti cobrado por Neymar no tempo em que ainda podia dar a "paradinha": só aparecia a bola.