3 de nov. de 2010

Baixou Dona Solange no Jornal da Band, ou... Quem desloca recebe.

Ontem, no jornal da TV Bandeirantes, em mais um episódio da primeira minissérie de entrevistas televisivas como a simpática presidenta do Brasil, Dona Dilma deixou aflorar a Dona Solange que habita sua alma, coração e vida.


Perguntada sobre a questão do cerceamento à liberdade de expressão, ela reiterou com doçura que "prefiro o som da crítica ao silêncio da ditadura". Em seguida, diante da lembrança que o repórter lhe proporcionou dizendo que Franklin Martins - o Caçador da Mídia, estava promovendo um encontro internacional justamente sobre a matéria, a Mulher da Tesoura falou mais alto e ensinou com dura presteza: "É preciso saber diferenciar o que é censura e o que é marco regulatório"...

Quer dizer, o sumiço de Martins - O Tesourão, é apenas um desvio do mapa que vai mostrar ao mundo que o Brasil é um imenso laranjal. Laranjas se espalham por todos os estados brasileiros plantando a criação de conselhos estaduais de controle social das comunicações. Baixou ontem, em pleno jornal da Band, a Dona Solange que mora em Dona Dilma. Ela não soube esconder.

Talvez nem perceba que os jornalistas sem patrão sabem discernir o que é "preferir o som da crítica..." de um simples e sincero "defender o som da crítica contra o silêncio da ditadura". Esse negócio de "preferência", o perspicaz treinador de futebol Otto Glória já tratava com seus jogadores: "Quem desloca recebe; quem pede tem preferência"... Mas tinha que parar o treino à toda hora. Seu marco regulatório quase nunca era obedecido.