4 de nov. de 2010

DEU NA TELHA

A FORMA - Diz o Aurélio que a palavra que designa o governante presidencialista é presidente. Diz também que pode ser presidenta. Mas que o uso não é obrigatório. Não há ressalva para o caso do alto mandatário ser gay. O Garanhão de Pelotas - já era de se esperar - vai usar das duas formas. Alega que "de acordo com as circunstâncias usarei o tratamnento que mais cutucar a fera com vara curta".

TÉCNICO BABA - Quando Romário estava ainda em sua ridícula caminhada rumo ao seu milésimo gol, Felipão não o convocava para a Seleção alegando que "contra um time baba, como o Arranca-Toco F.C. qualquer um faz gol"... Agora, tudo o que Ronaldo Fenômeno deseja na vida é jogar contra o Palmeiras.

SEM CACIFE - Gim Argello pede "realismo" e descarta salário mínimo de R$ 600 em 2011. O assalariado já começa a ver que dona Dilma não tem cacife para fazer o que Zé Serra faria.

Zé de Abreu faz guerrilha virtual por Dilma. Mais que isso, faz guerrilha por uma boca rica qualquer, tipo Ministério da Cultura. Pelo quesito adulação, tem tudo para ser uma "pessoa não comum". Seu currículo, por enquanto, é de papagaio de pirata.

ÁGUA BENTA - PSB se reúne hoje em Brasília e fala em pedir 4 ministérios a Dilma. Partido conquistou seis Estados nas eleições. O partido acha que com isso tem a mesma faca na mão que o PMDB na hora de fatiar o Brasil. Pura pretensão e água benta.

AGORA É TARDE - Consumidores apontam falhas no Minha Casa, Minha Vida. Insatisfeitos, os acasalados reclamam na internet. Agora é tarde, Inês é morta! E o que é mesmo que eles queriam: uma Casa Civil para cada um?!? Essa turma é mesmo sem noção.

DOIS LADOS - Governo Dilma será só dela, diz Lula. A gente já sabia. Mas a voz rouca das ruas tem dois lados: 1) Ela vai agarrar o osso e não largar; 2) Lula não quer ter culpa de nada do que vem por aí, ou não se elege em 2014.

SAKINEHAGEM - Irã afirma que Sakineh não foi executada e que o processo segue seu curso. Esse Ahmadinejad está mesmo o sakinehando o companheiro Lula. O que o Itamaraty já gastou de papel só mandando bilhetinhos para o governo do Irã, é mais do que o PAC usou em todas a suas versões sem sair de cima dele.

BREAKFAST - A presidente eleita, dona Dilma disse nesta quarta-feira ser "radicalmente contra" o apedrejamento da iraniana Sakineh Ashtiani, acusada de trair o marido morto. "Eu não tenho nenhum status oficial para fazer isso, mas (...) acho uma coisa muito bárbara o apedrejamento da Sakineh", afirmou Dilma, na entrevista que concedeu na manhã de ontem, ao lado do presideus Lula da Silva, no Palácio do Planalto. E emendou: "Mesmo considerando os usos e costumes de outros países, continua sendo muito bárbaro." Como assim?!? Os sado-masoquistas, também estão achando tudo isso "bárbaro!"... De que lado, afinal, o Brasil está? Lula não disse uma palavra sobre o jeito de Ahmadinejad tomar o café da manhã.

SINTO MUITO - Disputa pela Câmara seria 'incompetência'. Zé Eduardo Dutra, presidente do PT, diz que não faria sentido um impasse com o PMDB para definir quem ocupará primeiro a presidência da Câmara dos Deputados. Tá se fazendo de bobo: ninguém espera qualquer sentido dos políticos.

BARRACA ARMADA - Não é nada, não é nada, o teste de português do Tiririca ultrapassa a prova de analfabetismo e ganha o status de conspiração. Em caso de se revelar no exame nos mesmo níveis de alfabetização que o presidente da República, sua vaga será ocupada por ninguém mais nem menos do que pelo ínclito e culto Zé Genoíno. O cara que tem a cara do Caixa-2 do PT vai fazer companhia a outro que o trem nãoi pega: Valdemar da Costa Neto. Nuncanahistoriadessepaís o Congresso Nacional foi tão parecido com um circo.

CÔMPRIMENTOS - Numa coisa dona Dilma já se destacou: o jeito que ela agradece ao cumprimentos. Fala cumprimentos com ô fechado, assim mesmo, de chapeuzinho e tudo. Ah, sim... Antes de falar cômprimentos ela diz "eu acredito que...".

DUBLAGEM, POR FAVOR - De Lula eu só espero uma coisa na próxima campanha para presidente da República: que sua voz seja dublada e sua fala tenha legenda. Do contrário, vou rever o tempo em vídeo a trilogia de Mário Puzzo, "O Poderosos Chefão". Aguentar a língua presa do Antonio Calocci já é de enlouquecer qualquer vivente.
 
DÉSPOTAS - O Brasil é mesmo incrível. Agora os governantes querem acabar com a liberdade de imprensa, pegando o tempo de tortura que passaram na cadeia como know how que lhes dá direito de ser tiranos.
 
ORGANIZAÇÃO - O núcleo duro do poder já pensa em criar o MCC - Ministério da Conta Corrupção. Já não era sem tempo. Essa mania tem que ser sistematicamente organizada. Do contrário, o Brasil vai ser um caos maior do que seus aerportos em véspera de feriadão.
 
AGORA VAI - Esse governo vai dar um jeito na situação do MST. Está mais do que evidente para a turma da Fase de Transição que ele não pode mais continuar sendo um movimento sem terra dos outros.
 
O ESPERADO - O que você esperava de uma eleição disputada entre milhões de espectadores?... Que fosse eleito alguém que os institutos de pesquisa não patrocinassem as redes de TV?!?
 
ÓTICA - Sei não, mas estou me apaixonando por essa imensa Venezuela que o Brasil está virando. Pelo menos, é mais verdadeiro do que o Paraguai. É só uma questão de ótica que ainda se pode expressar, antes que "o silêncio da ditadura abafe o som da crítica".
 
IMAGEM - É fora de série o progresso do Brasil no horário nobre da televisão.
 
O BRASIL - É uma coisa impressionante o que a nossa turma de happy hour lá da Churrascaria Porcão, nas cercanias do Píer-21, à beira do Lagoa Paranoá, se parece com a Brasília de hoje. É de embasbacar qualquer enólogo o que a gente entende de vinhos, seus sabores, seus aromas, suas histórias... E o melhor de tudo é que sempre brindamos à vida e à alegria, com generosas doses de uísque.
 
PATRIOTAS - Aí a gente fica pensando, regime de governo bom mesmo é esse aqui do Brasil. O melhor e mais valoroso sinal de patriotismo é a bolsa anistia.
 
PREJULGAMENTO - Digam lá, antes de executarem o Tiririca por prejulgamento: - Como é que Lula cita os seus ministros, de cor e salteado, por ordem alfabética?!?

PRIMEIRA MP - Enfim, o PT conseguiu a maioria na Câmara Federal. A primeira medida provisória vai estabelecer rodízio de frequencia dos deputados do partido dos trabalhadores. Metade comparece na quarta e os outros vão na quinta. Na sexta-feira, todos voltam as suas bases eleitorais.


EM BAIXA - O cigarro está em baixa. Hoje, pelas ruas do Brasil, há mais pessoas falando ao celular do que gente fumando.

NOVA BOLSA - Dilma aceita discutir nova CPMF com os governadores. Pronto, já começou. Agora é tudo ou nada pelo social: vem aí a primeira grande bolsa do governo dona Dilma: a bolsa ou a vida!

PRESSÃO DE LULA - Em entrevista ao lado de Lula, dona Dilma diz que há "grande pressão" para recriar em 2011 o imposto de achaque ao cheque para financiar a saúde. Ela fala assim como se acreditasse que alguém no Brasil acredita que o dinheiro vai mesmo para saúde. Enquanto a CPMF existiu no governo Lula a saúde continuava pela hora da morte... Se há alguma pressão é de Lula que até hoje tem a derrota da CPMF atravessada na garganta.