15 de jul. de 2011

IRONIA E POESIA - Versos & Reversos do Garanhão

Talvez você até já desconfie, mas o Garanhão de Pelotas  também tem lá suas recaídas. Por frenesi, desaba, desmonta-se, deixa-se nutrir pela latejante veia que irriga sua alma de poeta, seresteiro e namorado. E então verseja com ironia e delicado erotismo. Às vezes perde a métrica, mas não perde a rima, nem a vã filosofia perde a vida. Faz coisas assim:

Homenagem
Na mais terna relação de dois amantes
O homem, de joelhos, precisa fazer...
Homenagem à mulher, momentos antes,
De beijá-la à altura do seu prazer.

Manual
Ah, comer quando e a quem bem queria!
A todas, com charme e perdida paixão.
Na juventude, assim que acontecia:
Eu tinha o meu mundo na palma da mão.

Imaginação
Não existem mulheres feias na vida.
A todas nós devemos sempre fazer jus.
Pra que a feia nos pareça bonita,
Basta apenas que se apague a luz!

O primeiro
A maçaneta da porta: que percalço!
Ela, em camisola de seda chinesa;
Ele - descamisado e pé descalço.
Na sala, um cigarro sobre a mesa...

No flagrante delito daquela traição
Nada havia para fazer nem dizer.
Ao marido, o amante estende a mão:
- Sorria! Você é o primeiro a saber!..

Assédio Empresarial
Ela nem sabia que estava dando
Mas ele assediava, convencia.
Se não desse, saísse andando...
Adeus emprego!O chefe a demitiria.

Coisa de rico
Pobre e metida a besta / Não sabe que marido rico / de segunda-feira a sexta / mija fora do penico.

Ótica
Pense lá o que bem entender e quiser,
Mas acho agressivo e descarado
Esse tal de amor de mulher com mulher...
Ronronava o rapaz pro namorado.

Coragem
Machismo é mostrar sem medo a cara:
O Capenga desviado-se do ovário;
O belo mancebo diante da vara
Saindo lá de dentro... do armário.

Televeremos
Logo, logo veremos na televisão,
Em horário público e notório,
Colocarem Modess na menstruação
E uso explícito de supositório!

Relaxa!
Cuida-te bem, meu bom rapaz / não exagera em bondade / quem te abraça por trás / toma a tua virgindade.

Gol de placa
Comer a mulher do vizinho / e não contar pra mais de cem / é fazer um gol de placa sozinho / num estádio sem ninguém.

Fama
E a fama do vento fresco / da cidade dos janotas? / Os gaúchos não dão refresco: / É a delicada... Campinas, idiotas!

A pior
Levou sempre a pior em negócio / que fosse feito entre os dois / começou perdendo pro sócio / dando primeiro pra comer depois.

Pooker face
Cínica e descarada é a Clarabela:
Cara de pau, quando nos mente não cora.
E garante que o sexo para ela
É só uma coisa da boca pra fora.

Tá no sangue
No inverno: malha / no verão, saracoteia; / na praia, agasalha... / a antiga profissão corre na veia.

Sabor a mi
Foi assim que ele se deu por achado:
Ela com sabor de pizza portuguesa,
Insossa – sussurra: “meu velho safado”...
Bem no momento do beijo à francesa.

Lesbos, Gata 44
Ela, gostosa, bonita, uma gata;
Ele, só um delicado sapateiro,
Que o tempo todo, o dia inteiro,
Fazia com ela gato e sapato!

Futebol de Mulher
Mata a bola nos peitos / escorrega na coxa / passes de curva, sem defeitos / ela tem aquilo roxa. / Enfia no meio das pernas e mete na brecha / sua defesa abre e fecha... / embaixo dos paus, a goleira / encaixa as bolas, faceira. / Decididamente, esses lances nos consomem. / Futebol é coisa de homem!

Dose
Eu ontem bebi uma lágrima doce
Que, salgou de tristeza o meu uísque.
Por tudo quanto o nosso passado fosse,
Hoje, por mim, por você, por favor: risque!

Templo
Descrente, só é eterna minha vida,
Quando ponho os lábios sob os teus véus.
É assim que, ajoelhado, querida,
Rezo em teu templo, e dou graças aos céus.

Traição
Sexta-feira, fim de semana começa.
De frente, pelas costas, via oral, enfim...
Fantasie; faça tudo bem, sem pressa
E, no instante do gozo... pense em mim!

Vingança
Usando a mulher do seu desafeto
Vingou-se de vez, e com todo o prazer:
Ao despejar seu gozo naquele reto
Gemeu o nome do marido por querer.

Coisa do arco...
Flechei todas aquelas que desejava:
Loira, morena, mulata...Tudo igual.
Meu arco sempre retesava
O meu sexo... era manual

Ménage...
A idéia de dois por três
Na hora que o mundo acabou
Prova que o sonho dessa vez
De ménage à trois funcionou!

Enfim, ela atendeu ao pedido
De pensar em mais um, durante e depois...
Sem perigo, já dentro do marido
Fez seu ménage a três, só com eles dois.

E o terceiro ficou só... na mão
Solitário, apenas participou
Do ménage, na imaginação.
Mas foi bom. Pois, enfim, funcionou!

Para quem pensava em mim
Quando desligou a tevê...
Agora, vai ser assim:
Vou pensar sempre em você!

Para sempre
Lá onde a vista mal pode alcançar,
Juntando os seus imaginários lábios,
Se encontravam, silentes, o céu e o mar
Num largo beijo de silêncios sábios.

No meio daquela infinita distância
Solitária e triste, embarcada
Minha vida, em saudade e ânsia,
Daquele horizonte não ouvia nada.

E no meio daquela fria solidão
Eu vi o sol deitar-se nas ondas do mar
E a noite levantar a escuridão
Que para sempre não me deixou voltar.

Já é tarde
Quanto bem, sem medo e sem compromisso
Quanto tempo, quanta vida joguei fora
E, tonto, só fui me dar conta disso
Quando já é tarde e tenho que ir embora